quarta-feira, novembro 22, 2006

Os pânicos que nos relatam

Num artigo muito interessante, Kepplinger e Habermeier (1995) apreciam as ondas mediáticas (“news waves”), a torrente de notícias publicadas sobre um tema e geralmente despoletadas por um evento extraordinário, disruptivo, que altera a percepção que os jornalistas e os seus editores tinham sobre determinado assunto.
Dizem os autores que “os leitores de jornais assumem quatro coisas como factos garantidas: 1 – Que os eventos noticiados realmente ocorreram; 2 – Que ocorreram da forma como foram noticiados; 3 – Que os eventos importantes recebem coberturas mais extensas; 4 – Que, se alguns eventos ocorrerem com mais frequência, mais notícias serão publicadas” (1995: 371-372).
Os dois sociólogos recomendam prudência aos investigadores: há uma tentação muito grande para considerar que a cobertura noticiosa alargada reflecte um agravamento do respectivo problema social. Ou seja, mais notícias significariam mais ocorrências, e o problema agudizado.
A pesquisa empírica, baseada em fontes complementares, desmonta frequentemente este paradigma. Muitas vezes, não há aumentos palpáveis nos dados estatísticos referentes a assaltos, a crimes violentos, a acidentes nucleares, a terramotos ou a qualquer problema que esteve na base da onda mediática. Simplesmente, os repórteres sintonizaram um tema a que antes pouco ligavam. Por outro lado, os leitores, ouvintes ou espectadores respondem com mais atenção a notícias tematicamente associadas ao evento-chave que esteve na base da onda mediática. Assim, e como outros assaltos, outros crimes, outros terramotos, outros incidentes nucleares continuam a ocorrer algures no país ou no mundo, os media respondem à crise sobrevalorizando notícias que anteriormente teriam passado pelo crivo.
Kepplinger e Habermeier concluem que os critérios de selecção jornalística são menos fixos do que julgávamos. São mais voláteis. Por força de um evento extraordinário, podem ser orientados para outro tipo de notícias, modificando o processo de triagem e redacção. Mesmo que o problema social se mantenha genericamente igual.
Esta semana, noticiou-se abundantemente a dificuldade de reinserção de ex-presidiários. Não há – aposto eu, embora não existam obviamente dados estatísticos referentes a este ano – necessariamente um agravamento dos crimes cometidos por ex-arguidos. Mas a publicação de um relatório europeu e outro português despertou o alarme nas redacções. E um problema social (que, repito, deverá permanecer estável) tornou-se um problema mediático, gerando um pequeno pânico colectivo.
Voltarei ao tema.

Bibliografia
Kepplinger, Hans Mathias e Habermeier, Johanna. The Impact of Key Events on the Presentation of Reality. European Journal of Communication, 1995, vol. 10 (3), pg. 371-390

Sem comentários: