domingo, janeiro 14, 2007

1 Minuto de Saúde

Não registei o nome do autor da proposta, mas, na conferência a que fiz referência no post anterior, escutei uma ideia muito interessante de um dos médicos que assistia à jornada. Se a RTP já tem o minuto verde, a cargo da Quercus, destinado a oferecer sugestões de comportamentos ambientalmente correctos, porque não pensar no "minuto de saúde": uma sugestão por dia para melhorar os hábitos alimentares, os cuidados de saúde ou as práticas higiénicas dos portugueses? Poderia ter também uma componente de socorrismo, capaz de informar a população para os primeiros sinais de alarme de algumas emergências.
A ideia inseriu-se numa crítica mais vasta (e que não subscrevo) sobre o tom marcadamente pessimista que os media dedicam aos temas de saúde. Considero que hoje, mais do que nunca, as descobertas científicas ganham relevância nos noticiários, mesmo que a prudência (e os livros de estilo) aconselhem moderação na altura de anunciar curas e milagres.
Registo também (baseado na comunicação de Eduardo Dâmaso) a evolução que os jornais diários sofreram no tratamento do tema. Disse o director-adjunto do "Diário de Notícias" que a cobertura noticiosa da saúde no passado recente resumia-se às histórias mais ou menos insólitas vividas nas urgências. Hoje, comentou o jornalista, as várias redacções já conseguem debruçar-se com propriedade sobre temas complexos de política de saúde, como os contratos de concessão de hospitais privados ou a gestão de planos nacionais de saúde.

3 comentários:

Eugénio Queirós disse...

Gonçalo, gostava de ver um comentário teu, bacteriologicamente puro, sobre o "Estado de Pânico" do Michael Crichton. Confesso que fiquei preocupado depois de ler o calhamaço...

eugenio queiros

Gonçalo Pereira disse...

Amigo Eugénio, prometo escrever sobre o tema nos próximos dias.
Grande abraço.

Ponto Verde disse...

Interessante esta proposta, um abraço.